MORRETES

Uma das cidades mais históricas e belas do Paraná

A terceira cidade mais visitada no Paraná.

MORRETES

Morretes é uma charmosa cidade entre a Serra e o Litoral do Paraná, repleta de casarões preservados e restaurantes, que têm o barreado como prato típico. É ideal também para quem quer descansar e ir ao encontro do verde das montanhas, do ar puro das cachoeiras, de bosques, de recantos ainda inexplorados e das belezas naturais do imponente Marumbi e do Rio Nhundiaquara. A população estimada, segundo o IBGE, é de 16.366 pessoas. A cidade, fundada pelos jesuítas em 1733, às margens da Baía de Paranaguá, tem construções históricas bem preservadas e que hoje abrigam museus e espaços culturais. Já nos arredores, a natureza oferece uma gama de atividades para quem curte esportes de aventura.

Pousada Cidreira
trem morretes

passeio de trem

Até parece coisa de antigamente. Da Estação Ferroviária de Curitiba parte o trem com destino à cidade de Morretes. O trajeto, pela Ferrovia Cutiriba-Paranaguá, passa por dentro da Serra do Mar, proporciona belas paisagens e é uma verdadeira volta ao passado. Coisa rara no Brasil, em Curitiba ainda é possível experimentar o delicioso balanço do trem e, de quebra, aproveitar para comer um delicioso barreado nos restaurantes de Morretes.

gastronomia

O barreado ou carne barreada é um prato típico do litoral paranaense, sendo o mais tradicional do estado. Sua origem é açoriana de um ritual de 300 anos ainda seguido no preparo do prato. A origem é atribuída aos portugueses que vieram para o litoral do Paraná no século XVIII. Os registros antigos indicam a vila de Guaraqueçaba como a disseminadora da receita. O tempero do prato seguiu junto com outras manifestações culturais para o continente, entre elas o fandango, dança de tamancos ao som da rabeca.

Pousada Cidreira

AVENTURA

Para se aventurar em Morretes você pode contar com a Calango Expedições Operadora receptiva com 17 anos de experiência, especializada em atividades de Ecoturismo e Aventura: Cicloturismo, Canoagem, Bóia Cross, Passeio 4X4, Trilhas, Montanhismo e Rafting. Concentrando as suas operações na Floresta Atlântica, Serra do Mar e no Lagamar Paranaense: Morretes, Ilha do Mel, Ilha do Superagui, Antonina, Guaraqueçaba, Paranaguá e Praias do litoral paranaense. Contam também com locação de bicicletas e equipamentos para aventura em nossa sede, bem como serviço de transporte 4x4 e transfers para toda a região. Veja os roteiros através do link abaixo.

ESTRADA DA GRACIOSA

A Estrada da Graciosa, Rodovia PR-410, é uma rodovia de 40 km de extensão, que atravessa a Serra do Mar, no Paraná, interligando Curitiba às charmosas cidades históricas de Antonina e Morretes. A estrada utiliza a antiga rota dos tropeiros ligando a parte alta da serra ao litoral do Estado, atravessando o trecho mais preservado de Mata Atlântica do Brasil, marcado pela mata tropical e pelos belos riachos que nascem na Serra do Mar. Caio Castro publicou uma foto com Grazi Massafera neste sábado (12/07/2021) no Instagram para registrar a viagem de moto do casal pelo Paraná, terra da atriz. "Selvagens", escreveu ele. Na localização, Caio marcou a Estrada da Graciosa, considerada uma das estradas mais bonitas do Brasil.

pontos turísticos

Visitar a Igreja Matriz; Provar a cachaça de Morretes; Passear pela ponte e às margens do rio Nhundiaquara; Contemplar os casarios de Morretes; Comer o barreado; Visitar a feirinha e provar as balinhas de banana.

Pousada Cidreira

EVENTOS

Festa Feira Agrícola e artesanal, localizada no centro histórico da cidade, é um dos principais eventos da região, com apresentações de bandas locais. São mais de 80 barracas com diversos produtos: balas, chips, licores, geleias, doces, mel, palmitos e pimentas. Um dos carnavais mais antigos do estado você encontra em Antonina. Com cerca de 50 mil visitantes durante os cinco dias, a cidade se dedica para criar fantasias e blocos, além dos tradicionais desfiles das escolas de samba. O período de festa ainda conta com os bonecos gigantes andando pelas ruas e os bailes público, acompanhados pela orquestra filarmônica. Mais tranquilo, o carnaval em Morretes é pensado para toda a família. Com a participação de diferentes bandas e um espaço para os bailes, os turistas podem curtir a paisagem e aproveitar degustar a tradicional gastronomia e arquitetura da cidade. No site da prefeitura você pode acompanhar, eventos, datas e noticias da Cidade.

Voltar a Página inicial