Uma das cidades mais históricas e belas do Paraná

A terceira cidade mais visitada no Paraná.

Morretes é uma charmosa cidade entre a Serra e o Litoral do Paraná, repleta de casarões preservados e restaurantes, que têm o barreado como prato típico. É ideal também para quem quer descansar e ir ao encontro do verde das montanhas, do ar puro das cachoeiras, de bosques, de recantos ainda inexplorados e das belezas naturais do imponente Marumbi e do Rio Nhundiaquara. A população estimada, segundo o IBGE, é de 16.366 pessoas. A cidade, fundada pelos jesuítas em 1733, às margens da Baía de Paranaguá, tem construções históricas bem preservadas e que hoje abrigam museus e espaços culturais. Já nos arredores, a natureza oferece uma gama de atividades para quem curte esportes de aventura.

Pousada Cidreira

Se procura chácara para viver em Morretes, você deveria conhecer uma Das Principais Agências De Marketing Que Lidera O Segmento De Propriedades. Criado com o objetivo de publicar conteúdos relacionados à cidade histórica de Morretes no Paraná. Sua missão é apresentar os principais motivos para investir em imóveis na cidade. A vida agitada na capital de curitiba e regiões metropolitanas, faz com que diversas pessoas que fazem turismo em Morretes, vejam-a como um perfeito local para quem procura descanso, natureza, aventura e familia e tudo isso a 40 minutos dessas regiões. Bora ver as opções?

trem morretes

Até parece coisa de antigamente. Da Estação Ferroviária de Curitiba parte o trem com destino à cidade de Morretes. O trajeto, pela Ferrovia Cutiriba-Paranaguá, passa por dentro da Serra do Mar, proporciona belas paisagens e é uma verdadeira volta ao passado. Coisa rara no Brasil, em Curitiba ainda é possível experimentar o delicioso balanço do trem e, de quebra, aproveitar para comer um delicioso barreado nos restaurantes de Morretes.

O barreado ou carne barreada é um prato típico do litoral paranaense, sendo o mais tradicional do estado. Sua origem é açoriana de um ritual de 300 anos ainda seguido no preparo do prato. A origem é atribuída aos portugueses que vieram para o litoral do Paraná no século XVIII. Os registros antigos indicam a vila de Guaraqueçaba como a disseminadora da receita. O tempero do prato seguiu junto com outras manifestações culturais para o continente, entre elas o fandango, dança de tamancos ao som da rabeca.

Pousada Cidreira

Para se aventurar em Morretes você pode contar com a Calango Expedições Operadora receptiva com 17 anos de experiência, especializada em atividades de Ecoturismo e Aventura: Cicloturismo, Canoagem, Bóia Cross, Passeio 4X4, Trilhas, Montanhismo e Rafting. Concentrando as suas operações na Floresta Atlântica, Serra do Mar e no Lagamar Paranaense: Morretes, Ilha do Mel, Ilha do Superagui, Antonina, Guaraqueçaba, Paranaguá e Praias do litoral paranaense. Contam também com locação de bicicletas e equipamentos para aventura em nossa sede, bem como serviço de transporte 4x4 e transfers para toda a região. Veja os roteiros através do link abaixo.

A Estrada da Graciosa, Rodovia PR-410, é uma rodovia de 40 km de extensão, que atravessa a Serra do Mar, no Paraná, interligando Curitiba às charmosas cidades históricas de Antonina e Morretes. A estrada utiliza a antiga rota dos tropeiros ligando a parte alta da serra ao litoral do Estado, atravessando o trecho mais preservado de Mata Atlântica do Brasil, marcado pela mata tropical e pelos belos riachos que nascem na Serra do Mar. Caio Castro publicou uma foto com Grazi Massafera neste sábado (12/07/2021) no Instagram para registrar a viagem de moto do casal pelo Paraná, terra da atriz. "Selvagens", escreveu ele. Na localização, Caio marcou a Estrada da Graciosa, considerada uma das estradas mais bonitas do Brasil.

Visitar a Igreja Matriz; Provar a cachaça de Morretes; Passear pela ponte e às margens do rio Nhundiaquara; Contemplar os casarios de Morretes; Comer o barreado; Visitar a feirinha e provar as balinhas de banana.

Pousada Cidreira

Festa Feira Agrícola e artesanal, localizada no centro histórico da cidade, é um dos principais eventos da região, com apresentações de bandas locais. São mais de 80 barracas com diversos produtos: balas, chips, licores, geleias, doces, mel, palmitos e pimentas. Um dos carnavais mais antigos do estado você encontra em Antonina. Com cerca de 50 mil visitantes durante os cinco dias, a cidade se dedica para criar fantasias e blocos, além dos tradicionais desfiles das escolas de samba. O período de festa ainda conta com os bonecos gigantes andando pelas ruas e os bailes público, acompanhados pela orquestra filarmônica. Mais tranquilo, o carnaval em Morretes é pensado para toda a família. Com a participação de diferentes bandas e um espaço para os bailes, os turistas podem curtir a paisagem e aproveitar degustar a tradicional gastronomia e arquitetura da cidade. No site da prefeitura você pode acompanhar, eventos, datas e noticias da Cidade.